Câncer e preservação da fertilidade

Para muitas mulheres, a luta contra o câncer ginecológico é momento de enfrentar desafios que vão além do diagnóstico. Uma dessas preocupações é a preservação da fertilidade. É aqui que os cirurgiões oncológicos desempenham um papel crucial.

O que é a preservação da fertilidade? 

A preservação da fertilidade é um aspecto vital do tratamento do câncer em mulheres jovens. Muitos tratamentos oncológicos podem afetar a capacidade de engravidar, tornando-se uma preocupação emocional e física.

O cirurgião oncológico não apenas realiza procedimentos para remover tumores, mas também trabalha em estreita colaboração com uma equipe multidisciplinar para minimizar os efeitos colaterais sobre a fertilidade antes do tratamento, permitindo que as pacientes tenham a oportunidade de construir suas famílias no futuro. 

Nesse processo um passo fundamental é buscar o médico especialista em cirurgia ginecológica oncológica para avaliar as possibilidades de realizar cirurgia conservadora, congelamento de óvulos ou outros métodos que permitam essa gestação futura. 

Atualmente, várias técnicas cirúrgicas permitem essa manutenção da fertilidade. Converse com o seu médico.

Compartilhar