Quando falamos em musculatura, logo associamos com suas funções estruturais, como o equilíbrio, força, postura e realização de movimentos. Mas cada vez mais têm se destacado também a importância de suas funções metabólicas.
Segundo um estudo da The Lancet Diabetes & Endocrinology (2024), medicamentos antagonistas do receptor GLP-1, como o Ozempic, podem causar perda de 20% a 39% de musculatura dentro do total de peso corporal eliminado durante seu uso.
Quando o emagrecimento acontece de forma natural, sem interferência de medicamentos, essa perda de massa magra fica entre 10% a 30%.
Exercícios regulares, bons hábitos de vida, hidratação adequada e uma alimentação balanceada promovem um emagrecimento muito mais equilibrado, contribuindo para a prevenção de inúmeras doenças, incluindo o câncer.
Se você quer começar essa mudança na sua vida e não sabe como, procure orientação médica (aliada à nutricional) para conhecer mais sobre a composição do seu corpo e iniciar esse processo de forma segura.