Cânceres ginecológicos mais comuns

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Desses, mais de 32 mil novos casos anuais são ginecológicos. Veja agora os tipos de cânceres ginecológicos mais comuns.

 

Câncer de colo do útero

Em sua maioria, está relacionado ao vírus HPV. A maneira mais eficaz de se prevenir é realizando a vacina contra o vírus, utilizando preservativos e fazendo exames ginecológicos periodicamente.

Câncer de endométrio

Tem como sintoma principal o sangramento uterino anormal, sobretudo após a menopausa. A falta de exames preventivos aumenta a porcentagem de ocorrência e a possível mortalidade.

Câncer de ovário

Não causa sintomas específicos em sua fase inicial, dificultado o diagnóstico precoce. Os exames periódicos associados à ultrassonografia podem encontrar indícios, motivando uma investigação com exames complementares.

Câncer de vulva

Possui maior frequência entre as mulheres após a menopausa. Geralmente, se manifesta com uma mancha ou ferida que não cicatriza e vai aumentando no local.

Câncer de vagina

É raro, representa 1% dos tumores ginecológicos, aproximadamente. São tumores escamosos, adenocarcinoma, melanoma e sarcoma. O tratamento pode variar entre cirurgia e radioterapia.

 

Compartilhar