CARCINOMA GASTROINTESTINAL

Fatores de risco

Um fator de risco é qualquer coisa que aumenta suas chances de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer têm diferentes fatores de risco. Alguns fatores de risco, como fumar, podem ser mudados. Outros, como a idade ou história familiar de uma pessoa, não podem ser alterados.

Mas ter um fator de risco, ou mesmo vários fatores de risco, não significa que você obterá a doença. Muitas pessoas com um ou mais fatores de risco nunca desenvolvem câncer, enquanto outras que desenvolveram câncer pode ter tido poucos ou nenhum fator de risco conhecido.

CâNCER DE ESTÔMAGO

No Brasil, o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres.

Fatores de risco

  1. Sexo masculino
  2. Idade acima dos 60 anos
  3. Raça branca
  4. Infecção por Helicobacter pylori: A longo prazo, a infecção do estômago com este germe pode levar a gastrite atrófica e outras doenças pré-cancerosas (alterações do revestimento interno do estômago). Pessoas com câncer de estômago têm uma taxa maior de infecção por H. pylori do que pessoas sem esse câncer. Mesmo assim, a maioria das pessoas que carregam esse germe no estômago nunca desenvolve câncer.
  5. Estar acima do peso ou ser obeso: está relacionado a um risco aumentado de câncer de cárdia (parte superior do estômago perto do esôfago).
  1. Dieta: O risco de câncer de estômago aumenta em pessoas cujas dietas incluem grandes quantidades de alimentos conservados por salga, como peixe e carne salgados e legumes em conserva. Comer carnes processadas, grelhadas ou carnes no carvão regularmente parece aumentar o risco. Comer poucas ou nenhuma fruta provavelmente aumenta o risco de câncer de estômago. Por outro lado, comer muitas frutas frescas (especialmente frutas cítricas) e vegetais crus parece diminuir.
  1. Uso de álcool: O uso de álcool provavelmente aumenta o risco de câncer de estômago. A evidência é mais forte para pessoas que tomam 3 ou mais bebidas por dia.
  1. Uso do tabaco: Fumar aumenta o risco de câncer de estômago, particularmente para cânceres da parte superior do estômago perto do esôfago. A taxa de câncer de estômago é quase o dobro nas pessoas que fumam.
  1. Cirurgia de estômago no passado: Os cânceres de estômago são mais propensos a se desenvolver em pessoas que tiveram parte de seu estômago removido para tratar doenças não cancerosas, como úlceras. Isso pode ser porque o estômago produz menos ácido, o que permite que bactérias mais prejudiciais estejam presentes. Refluxo da bile do intestino delgado para o estômago após a cirurgia também pode aumentar o risco. Esses cânceres geralmente se desenvolvem muitos anos (15-20) após a cirurgia.
  2. Alguns tipos de pólipos estomacais: A maioria dos tipos de pólipos (como pólipos hiperplásicos ou pólipos inflamatórios) não parecem aumentar a chance de câncer.
  1. Anemia perniciosa (por deficiência de vit B12): Certas células do revestimento do estômago normalmente produzem uma substância chamada fator intrinseco (FI) de que o corpo precisa para absorver a vitamina B12 dos alimentos. Pessoas sem o suficiente. Esta condição pode ser causada por certas doenças autoimunes, bem como por alguns tipos de cirurgia no estomago.
  1. Síndromes de câncer hereditárias: Algumas pessoas herdam mutações genéticas (mudanças) de seus pais que levam a doenças que pode aumentar o risco de câncer de estômago.
  • Câncer gástrico difuso hereditário (HDGC)
  • Síndrome de Lynch (câncer colorretal hereditário sem polipose ou HNPCC)
  • Uma história familiar de câncer de estômago. Pessoas com parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos) que tiveram câncer de estômago são mais propensos a desenvolver esta doença.. Porem, a maioria das pessoas que tem câncer de estômago não tem história familiar.
  1. Certos empregos ou ocupações: Trabalhadores nas indústrias de carvão, metal e borracha parecem ter um risco maior de obter câncer de estômago.
  1. Tipo sanguíneo A: Por razões desconhecidas, pessoas com sangue tipo A têm um maior risco de desenvolver câncer de estômago.

Sinais e sintomas do câncer de estômago

No estádio inicial raramente existem sinais e/ou sintomas. Quando o câncer de estômago causa sinais e/ou sintomas, significa, na maioria das vezes, que o tumor está numa fase mais adiantada

Podem aparecer:

  • Falta de apetite
  • Perda de peso involuntária
  • Dor abdominal (barriga)
  • Desconforto no abdômen, geralmente acima do umbigo
  • Sensação de saciedade depois de comer apenas uma pequena refeição
  • Azia ou indigestão
  • Náusea (enjoo)
  • Vômito, com ou sem sangue
  • Inchaço ou acúmulo de líquido na barriga
  • Sangue nas fezes
  • Sensação de cansaço ou fraqueza, como resultado de ter poucos glóbulos vermelhos (anemia)
  • “Amarelão” da pele e dos olhos (icterícia)

 

As pessoas que têm algum desses problemas, especialmente se eles não desaparecerem ou piorarem, devem consultar um médico para que a causa possa ser encontrada e tratada, se necessário.