A menopausa que ocorre antes dos 40 anos é chamada de menopausa prematura. A menopausa que ocorre entre 40 e 45 anos é chamada de menopausa precoce.
Cerca de 5% das mulheres passam naturalmente pela menopausa precoce. Em ambos os casos, ela ocorre quando os ovários param de produzir hormônios e a menstruação para em uma idade mais jovem do que o normal.
Isto pode acontecer naturalmente ou por uma razão médica, como quando ambos os ovários são removidos numa histerectomia. A menopausa precoce e prematura podem ter as mesmas causas.
Mulheres que passaram pela menopausa precoce ou prematura não podem engravidar.
Fumar e certos medicamentos ou tratamentos podem fazer com que a menopausa chegue mais cedo do que o habitual.
Mulheres que passam pela menopausa precocemente podem apresentar sintomas ou problemas de saúde semelhantes aos da menopausa normal.
Pacientes com menopausa precoce ou prematura podem ter maior risco de doenças cardíacas e osteoporose, uma vez que as mulheres viverão mais tempo sem os benefícios para a saúde dos níveis mais elevados de estrogênio.
Se você percebeu que a menstruação parou, é hora de conversar com o seu médico e discutir quais as possibilidades para manter a qualidade de vida, como a reposição hormonal.