Mitos e verdades da reposição hormonal

Com a evolução na medicina ao longo dos anos, é comum ficar confuso sobre os benefícios e malefícios da reposição hormonal.

Mulheres acima de 65 anos também podem fazer reposição hormonal – VERDADE

A reposição hormonal nas mulheres para além dos 65 anos reduz em 50% a incidência de váriais doenças como o AVC, demência, insuficiência cardíaca, câncer de pulmão, câncer de ovário, cancer de colon e câncer de mama.

Somente mulheres podem fazer reposição hormonalMITO

Nos homens, a testosterona pode decair por diversos fatores, como: obesidade, estresse, uso de medicamentos ou andropausa. A reposição hormonal masculina pode ajudar a aliviar sintomas como: fadiga, disfunção erétil, perda de massa muscular e diminuição da libido.

A reposição ajuda a prevenir a osteoporoseVERDADE

A reposição do estrogênio ajuda a combater a perda de massa óssea, situação comum durante a menopausa. Sendo assim, de fato ajuda a prevenir a osteoporose.

O tratamento mais indicado é por via oral – MITO

Como o medicamento é metabolizado pelo fígado, há tendências de que o tratamento via oral cause outros problemas, principalmente em casos de mulheres que sofrem de diabetes e histórico de câncer de mama. O mais indicado é o feito via transdérmica ou implantes.

 

 

 

Compartilhar